Quem acompanha o blog já sabe, mesmo sem muitos posts durante o ano, o primeiro post do ano é sempre a presença no tradicional “MeMe do Marvox”, que aos trancos e barrancos, chega à sua 14ª edição! Como adoro fazer essa releitura do meu ano “gamístico” dizendo o que de melhor (ou pior) a gente jogou no ano que passou, meu texto seguirá aparecendo por aqui!

Em 2023, eu tinha iniciado uma saga pessoal de jogos de tiro em primeira pessoa, que particularmente, sempre curti o gênero, porém tinha me afastado deles por diversos motivos. Mas agora estou correndo atrás do “prejuízo” e, sendo assim, eles dominaram minha lista de 2024! E convenhamos, não foi o melhor ano em questão de quantidade, mas consegui riscar alguns clássicos de qualidade da minha lista e estou muito feliz por isso!

Então bora conferir, os oito jogos que foram destaques na minha jogatina do ano de 2024.

Terminator: Resistance

Terminator: Resistance

2019 - Teyon, PlayStation 4

Passei um tempinho procurando esse jogo para encontrar em mídia física para PlayStation 4, pois estava díficil de aparecer uma cópia no Brasil. Mas quando consegui, fui logo jogar, pois estava ansioso para jogá-lo após ver algumas críticas positivas sobre ele! Inclusive, foi surpreendente, pois a desenvolvedora é a mesma do jogo do Rambo para Xbox 360 e PlayStation 3, que todos sabem, possui uma qualidade muito duvidosa que ainda não tive a coragem de experimentar! Por outro lado, depois desse jogo do Exterminador do Futuro, eles lançaram o muito bem falado RoboCop: Rogue City para PlayStation 5, Xbox Series e PC. Acho que eles acertaram a mão!

Bom, como você deve ter notado, o jogo é baseado na série de filmes do Exterminador do Futuro, mais precisamente na guerra dos dois primeiros filmes. Ele é de tiro em primeira pessoa e você assume o papel de Jacob Rivers, um desconhecido que tenta que escapar das ruínas de Pasadena e acaba se tornando um grande guerreiro da resistência liderada por John Connor. Não vou me aprofundar muito, mas o grande triunfo do jogo é te transportar para atmosfera de sobrevivência dos filmes, é muito tenso enfrentar os robôs da Skynet!

Prince of Persia: Lost Crown

Prince of Persia: Lost Crown

2024 - Ubisoft, PlayStation 4

Gosto muito da franquia Prince of Persia, então quando vi muita gente falar bem do último lançamento do príncipe, não resisti, acabei comprando muito perto do lançamento. Porém, não tenho muito o que falar dele, pois o jogo não me pegou naquele momento e não avancei muito. Mas não me leve a mal, tenho certeza que vou curtir esse jogo ainda, pois é um metroidvania de respeito e lindíssimo! Quem sabe esse ano?

Medal of Honor: Frontline

Medal of Honor: Frontline

2002 - Electronic Arts, PlayStation 2

Outra franquia que sou fã! Joguei muito os primeiros jogos, depois por algum motivo, acabei pulando os jogos da geração do PS2 e depois só joguei os dois “últimos” no PS3 e 360. Mas felizmente estou resolvendo isso e terminei o Frontline, o primeiro dessa geração para os consoles. Não sei se foi a nostalgia de assumir novamente o papel do tenente Jimmy Patterson do primeiro jogo, mas que jogo gostoso de jogar! A ambientação da segunda guerra mundial sempre me pega, gosto bastante dos jogos que abordam essa época!

BioShock: Infinite

BioShock: Infinite

2013 - Irrational Games, PlayStation 3

Finalmente! Se eu falar que comprei esse jogo no lançamento em 2013 e, assim como o Prince of Persia, o jogo não me prendeu de cara! Não sei se é porque tinha dado uma saturada de BioShock, pois acabava de zerar os dois primeiros jogos da série e na empolgação, comprei o Infinite, sei lá, só sei que levou 11 anos para eu ver o quão grandioso esse jogo é!

Apesar de ter destoado um pouco do clima sombrio e escuro dos dois primeiros jogos da série, não tem como falar que não é BioShock! Jogo lindo e de jogabilidade deliciosa, simplesmente recomendo! Me arrependo de ter demorado tanto para dar atenção à ele, mas antes tarde do que nunca!

Half-Life 2

Half-Life 2

2004 - Valve, PC / Steam

Por falar em antes tarde do que nunca, olha o tamanho do clássico que tirei da minha lista! O que falar de Half-Life 2? O jogo que ganhou o prêmio do melhor jogo da década! Praticamente dispensa comentários, um clássico absoluto, que ainda, 20 anos depois, continua excelente de jogar! Eu não peguei o hype da época, mas fico imaginando o quão maravilhoso foi ter apreciado essa obra de arte no lançamento.

O jogo se passa 20 anos após o incidente de Black Mesa do primeiro jogo e Gordon Freeman, retorna sem ter envelhecido após todo esse tempo desaparecido para ajudar na guerra contra o governo. O jogo tem tantos detalhes únicos e inovadores que até hoje os desenvolvedores se inspiram nele. Jogaço!

DOOM 64

DOOM 64

1997 - id Software, Nintendo 64

Outro jogaço, porém já me adianto que esse não cheguei no final, mas avancei bastante a ponto de poder dizer que é um baita jogo e talvez, injustiçado na época que foi lançado, pois ainda possuia gráficos e jogabilidades muito parecidas com os dois primeiros DOOM! Por falar nisso, esse é uma sequência direta do DOOM II se passando após os eventos do jogo, com o único soldado sobrevivente retornando à Terra. Quanto aos demônios? Eles sobreviveram e você terá que lutar contra eles novamente!

Apesar de ser um jogo muito bom e gostoso de jogar, não é nada fácil e esse é principal motivo de eu não ter zerado ele ainda, empaquei por volta do capítulo 16 ou 17 e acabei abandonando (mas o password está anotado), aliás, abandonei os games em geral, fiquei um tempo sem jogar. Estava jogando em Junho e só fui voltar a jogar agora no finalzinho do ano em Dezembro com:

Gris

Gris

2018 - Nómada Studio, PlayStation 4

Após um hiato de quase 6 meses sem jogar, voltei com outro baita jogo e não é um FPS desta vez! Gris é um jogo independente maravilhoso que trata de um assunto delicado como a depressão de forma excepcional! Visualmente é lindo e a jogabilidade é bastante simples, você não enfrenta inimigos e nem morre se cair de lugares altos! Tudo que você tem que fazer é avançar, enfrentar seus obstáculos e recuperar sua voz! Não vou conseguir descrever ao quão lindo esse jogo é! Vale muito a pena jogá-lo, pois é único!

Halo: Combat Evolved Anniversary

Halo: Combat Evolved Anniversary

2014 - 343 Industries, Xbox One (The Master Chief Collection)

E quando achei que já tinha passado a régua do ano, eis que ao apagar das luzes, tiro outro clássico da minha lista de jogos de FPS! Halo é sem sombras de dúvidas, um dos grandes títulos do gênero. Lançado em 2001 junto com o lançamento do primeiro Xbox, Halo virou uma franquia de sucesso para a Microsoft. Porém, apesar de ser o primeiro, o que eu joguei é a versão remasterizada de 2014 do remake de 2011 lançado no aniversário de dez anos do jogo, que possui um novo motor para atualização gráfica!

Gostei bastante do primeiro jogo, tanto que já estou jogando sua sequência: Halo 2, também na versão de aniversário com gráficos melhorados!

Menções honrosas

  • Forza Horizon 5 (Xbox One) - Esse é um jogo bom para uma partida despretenciosa, gosto bastante e, inclusive, comprei a divertida expansão do Hot Wheels! Vira e mexe eu jogo um pouco.
  • Top Racer Collection (PS4) - Coletânea muito legal desenvolvida pelo pessoal da QUByte Interactive que traz de volta a trilogia Top Gear do Super Nintendo, porém com diversas melhorias, tais como, modo on-line para multi-jogador, modo time attack, dá para comparar os rankings com seus amigos e diversas outras melhorias, até novos carros tem! Tá bem legal.
  • Buddy Gator - Tile (Android) - Um bom passatempo, onde você tem raciocinar rápido para conseguir as três estrelas de cada nível. Vale a pena conferir, é de graça! 😅
  • Monument Valley III (Android) - Se você é assinante da Netflix, saiba que eles juntamente com a Ustwo Games (desenvolvedora da série), lançaram o terceiro jogo dessa série linda! Jogo muito bom, pena que, assim como seus antecessores, é muito curto! Mas vale a pena.

Todos os zerados

14/01 Terminator: Resistance (PS4) 🏆
29/03 Medal of Honor: Frontline (PS2)
14/04 BioShock: Infinite (PS3)
02/06 Half-Life 2 (PC / Steam)
08/08 Buddy Gator (Android)
23/12 Gris (PS4) 🏆
25/12 Monument Valley III (Android)
31/12 Halo: Combat Evolved Anniversary (Xbox One)

Total: 8 jogos


E aí, o que jogou em 2024?