Análise - Gran Turismo 6
Quando conheci a série Gran Turismo lá em meados de 98/99, foi através de uma versão demo daqueles discos (CD Interactive) que vinham juntos com o PS1 e foi paixão à primeira vista! Naquela época, o supra-sumo de jogos de corrida que conhecia estavam no PC, tais como Test Drive 4 e International Rally Championship! Mas quando vi aqueles carros ultra realistas, com aquela trilha sonora empolgante, com corridas altamente acirradas, e com o que eu achava um máximo: os replays das corridas como se fossem uma transmissão de TV, fiquei fascinado! Adorava ver as suspensões dos carros trabalhando forte nas frenagens e curvas, era realmente incrível.. Isso sem contar que você tinha que tirar a carteira de habilitação (licença) para poder disputar as corridas! :D
Quinze anos depois, em 2013, a série chegou à sua sexta edição (sem contar os spin-offs, se é que podemos chama-los assim) com Gran Turismo 6. Sempre nas mãos de seu criador, Kazunori Yamauchi, a franquia é exclusiva para os consoles Sony e praticamente mantém uma espécie de padrão de dois jogos principais por plataforma/geração.
No PS3, a série estreou com GT5 Prologue no final de 2006 (Japão) que foi só para deixar os jogadores com um gostinho do que estava por vir. Entretanto, a versão definitiva de Gran Turismo 5, após diversos atrasos, só chegou quatro anos depois.. em 2010! Eu particularmente, não sofri com estes atrasos, pois só fui ter condições de adquirir meu PS3 naquele ano mesmo, e alías, diga-se de passagem que GT5 foi um dos principais motivos para eu ter investido no console! ^^’
Bom, três anos depois, chegou GT6.. uma edição, vamos dizer assim, “melhorada” de GT5. Tanto que o jogo foi o primeiro da história a receber uma certificação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo)!
O jogo conta com uma quantidade absurda de carros e pistas disponíveis, mais de 1200 carros e 70 circuitos (contando as variações), e ainda temos o Course Maker, onde podemos criar nossa própria pista, inclusive com a possibilidade de usar dados reais de um GPS ligado em seu carro através de um aplicativo especial para tablet!
Alguns circuitos, são tão fiéis aos reais que a discrepância entre a pista virtual e a real é inferior a um centímetro, como é o caso da pista de Nürburgring, por exemplo. O jogo conta com pistas originais da série e também com as mais famosas do mundo, tais como a Brands Hatch da Inglaterra, Indianapolis e Laguna Seca dos EUA, entretanto, ainda não temos o nosso circuito mais popular no jogo. Não, não foi dessa vez que Interlagos esteve presente na franquia! Além disso, tem os circuitos de terra e neve para as provas de rali.
Carros e o Vision GT
Como dito, o jogo conta com uma quantidade muito grande de carros, talvez a maior da franquia! Entretanto, nem todos os carros possuem um nível de detalhamento avançado, como ter a visão do interior por exemplo. Mas em todos eles, você pode realizar ajustes finos para determinadas provas, tais como, a escolha dos pneus corretos, ajustes na suspensão, transmissão, cadeia cinemática, potência, carroceria e outros, além de ter que trocar o óleo e também lavá-lo.
Os carros são muito bem produzidos, tanto visualmente quanto fisicamente, mas talvez um detalhe negativo seja em relação ao som dos motores que, tirando algumas exceções, são muito parecidos uns com os outros, a própria Polyphony já reconheceu isso!
E para quem gosta da história dos carros, cada um deles possui um breve histórico de como ele surgiu. E o mais legal, tudo em português BR, inédito na série!
Ainda sobre os carros, além dos milhares disponíveis, o jogo conta com um espaço chamado Vision Gran Turismo, onde as principais fabricantes mundiais desenvolvem designs de carros protótipos e disponibilizam para você pilotar no jogo! Esses carros são liberados de tempos em tempos nas atualizações. Até o momento deste post (update v1.22), temos carros da SRT, Peugeot, Volkswagem, Lexus, Alpine, MINI, Mazda, Infiniti, Chaparral, Subaru, Toyota, Aston Martin, Nissan, Mitsubishi, BMW e Mercedes-Benz. Cada carro é apresentado através um mini-documentário com a fabricante contando como foi o processo de criação do protótipo e se tornam disponíveis para você comprá-lo e pilotar!
Modos de jogo
O jogo é praticamente dividido em quatro grandes modos: On-line, Modo Arcade, Modo Carreira e os Eventos Especiais!
Modo On-Line
Neste modo, você pode disputar corridas de três maneiras:
- Através do Lobby de corrida, onde você pode criar ou entrar uma sala e correr de acordo com as regras definidas pelo proprietário da sala.
- Partida rápida, são corridas pré-definidas pelo o próprio jogo, onde você simplesmente entra na partida, aluga um carro dos disponíveis para aquela prova e corre!
- E por fim, temos também os Eventos Sazonais, que são uma série de corridas que ficam disponíveis por tempo limitados e são atualizadas de tempos em tempos, nestes eventos você tem que preparar seu carro de acordo com as regras do evento!
Eu particularmente, joguei muito pouco on-line, pois minha conexão à internet não ajuda! :(
Modo Arcade
O Modo Arcade segue a aquele padrão de sempre, você tem as seguintes opções de jogo: Corrida Única, Prova de Tempo e Prova de Drift, onde você escolhe a pista e o carro (podendo ser da sua garagem) e parte para a corrida! Ah, neste modo você também pode realizar corridas em multiplayer local!
Modo Carreira
Já o Modo Carreira foi bastante remodelado, tornando-o bem mais simples do que antes! Agora, você já pode começar à correr sem ter que tirar a licença antes, ou melhor, você vai tirando aos poucos. Sua carreira está dividida em seis classes. Você começa na classe Amador, onde as provas não exigem habilitação, entretanto, a última prova é justamente tirar a licença para a próxima classe: Nacional B, que segue a mesma linha. A próxima é a Nacional A, depois Internacional B, Internacional A e por fim a Super.
Logicamente, nem todos os eventos estão liberados desde o início, você precisa ganhar as provas iniciais para conquistar estrelas suficientes para desbloquear os seguintes! Esta é uma das diferenças entre GT5, que usava o sistema de nível do piloto para liberar as provas, ao invés de estrelas.
As provas de licença seguem o mesmo padrão: realizar testes de frenagem e curvas nos tempos determinados. Entretanto, na minha opinião, estão bem mais fáceis que nos jogos anteriores, tanto que consegui os troféus de ouro em todas as provas de licença sem muito problemas, feito inédito! :)
Além disso, cada classe possuem, além das provas normais, alguns desafios especiais classificados em três categorias:
- Pausa para o Café: Nesta categoria temos os Desafio dos Cones, onde você tem que derrubar a maior quantidade de cones no tempo determinado. Temos o Desafio Ecológico, onde o desafio é percorrer ao maior distância possível com apenas 1 Litro! E por fim, temos os Desafios de Drift, onde tem que ter muita habilidade para fazer as curvas deslizando!
- Missões de Corrida: São provas um pouco diferente das convencionais onde você tem que encarar uma série de desafios com carros previamente especificados, por exemplo, tem provas só de carros compactos, esportivos de tração dianteira, hatchbacks europeus, esportivos clássicos e assim por diante, ou seja, você tem montar seu carro de acordo com as especificações de cada prova.
- Corridas de Marca Única: São semelhantes à Missões de Corrida, a diferença é que nestas provas são todos carros de uma mesma marca, daí o nome marca única! :o)
Ainda no Modo Carreira, temos o Red Bull X Challenge, onde basicamente é uma série de aulas de direção com Sebastian Vettel para você aprender à pilotar carros de fórmula.
Eventos Especiais
E por fim, temos os Eventos Especiais que foram adicionados aos poucos através das atualizações, até o momento deste post, tinham quatro:
Goodwood Festival of Speed
Neste evento, você terá que pilotar vários carros diferentes numa prova de tempo na lendária pista montanhesca. Os carros vão desde um A110 1600S ‘72 até o fictício Red Bull X2010 Prototype e o objetivo é concluir a prova no tempo determinado. O nível deste desafio é razoável! :)
Exploração Lunar
Este é um evento um tanto quanto inusitado, você pilotará um LRV (Lunar Roving Vehicle) na lua em três missões diferentes, que vão desde “refazer” a rota da expedição Apollo 15 até uma prova de derrubar 30 cones em um circuito oval! Tudo isso na lua! :D
Logicamente, esta foi uma brincadeira que os desenvolvedores colocaram ao jogo, mas que é no mínimo divertida, pois tem uma certa simulação de ambiente, onde se bobear faz seu veículo decolar, principalmente se passar em uma pedra ou ondulação! :)
Tributo à Ayrton Senna
Talvez uma das coisas mais fantásticas do jogo! Kazunori Yamauchi, além de criador da série, também é piloto de verdade e grande fã de Ayrton Senna, e resolveu fazer uma grande homenagem ao nosso ídolo através de uma parceria com o Instituto Ayrton Senna!
E o resultado é incrível! São 4 capítulos contando um pouco da história de Senna, começando em:
- 1960-1980 - O início: Da infância aos campeonatos mundiais de kart
- 1981-1983 - Da Fórmula Ford à F3
- 1984-1987 - O salto para a F1: Da Toleman à Lotus
- 1988-eternidade - O legado de um herói
Em todos os capítulos tem uma breve história, uma apresentação de slides e, com exceção do último capítulo, uma ou duas Prova de Tempo, onde você tem a incrível satisfação de refazer um trajeto de Senna com o mesmo carro usado por ele e, o melhor, tentar bater o tempo dele!
Até o momento deste post, eu só não consegui realizar o tempo da última prova, que é superar o tempo de 1 min 7 s e 16 centésimos no circuito Brands Hatch cujo Senna fez no segundo dia de treinos da 14a corrida da temporada de F1 de 1985 com a Lotus 97T ‘85. Legal, né?
Além destas provas, você pode comprar os trajes com macacões e capacetes de diferentes épocas de Ayrton para equipar seu piloto, são quatro no total: de 1980, 1983, 1985 e 1988.
Rally de Tempo de Sierra
O Rally de Sierra é mundialmente famoso e realizado na orla de um lago na região de Ronda, na Espanha. Segundo a própria descrição do evento no jogo é a primeira pista personalizada de longa distância da série (27 km). Nela você tem 4 desafios, onde a única mudança é a classificação do carro, no primeiro desafio você deve completar os 27 km com carro compacto personalizado, depois no desafio 2 com um carro esportivo FF e assim por diante! O legal também desta prova é que dá para comparar seu tempo com seus amigos, não são todos os eventos que tem esse tipo de interação (acho que além desta, só as provas de Licença tem essa possibilidade). Além disso, a premiação para o primeiro colocado é alta: 1.000.000! :P
Bônus de Login
Um detalhe interessante também do jogo é o Bônus de login que é uma espécie de recompensa ao jogador se ele jogar por dias consecutivos, por exemplo, no primeiro dia que você inicia uma sessão, sua recompensa no final de um evento é de 110% da sua pontuação normal. Você pode atingir o máximo de 200% que é equivalente à 5 dias seguidos, isso ajuda bastante no levantamento de dinheiro e, também para os caçadores de troféus! :)
Gráficos, Jogabilidade e afins
Nestes pontos o jogo apresentou grandes melhorias, os gráficos estão relativamente mais bonitos que GT5 e a jogabilidade continua muito boa, principalmente quando jogada com o volante com Force Feedback como o Logitech G27(meu caso). A física dos carros é ótima e foi melhorada, está ainda mais incrível ver os carros trabalhando nas curvas e frenagens! :)
Já quanto à Inteligência Artificial dos carros oponentes, deixa um pouco à desejar, os carros parecem que seguem uma rota fixa, que não duvido se você parar na rota deles, eles vão bater em você sem tentar desviar! É bem fraca! E as vezes, tenho a sensação que eles tiram o pé na última volta para facilitar para você, mas talvez seja somente uma impressão minha!
Troféus
Bom, para finalzar, não poderia deixar de falar dos troféus, que neste jogo estão BEM mais fáceis que o temido GT5! Para ter uma ideia, não existe o troféu de pegar ouro em todas as provas do jogo como existe em GT5, nem o exagerado troféu de ter 1000 carros em sua garagem, agora são “apenas” 100 carros, que praticamente veem naturalmente! Os troféus mais difíceis de conseguir com certeza são os de obter ouro em todas as provas de Licenças, mas nada muito impossível eu achei!
Entretanto, tem UM troféu que me impediu de conseguir a platina ainda nos primeiros meses de jogo: Ás da Autobahn, onde você tem que “viajar” 12.718 km no total de todas suas corridas, ou seja, é a extensão total da Autobahn da Alemanha. Demorei praticamente 2 anos consegui-lo, logicamente não foram dois anos jogando continuamente, mas oh troféuzinho chato! :P
Conclusão
Gran Turismo 6 chegou praticamente no final da vida do PS3, em uma época onde já tínhamos Forza 5 na geração seguinte de consoles (Xbox One), e mesmo assim fez muito bem seu papel! Recomendo, principalmente porque é facilmente encontrado por preços bem acessíveis!
Update
No dia 28 de março de 2018, os servidores do jogo foram encerrados! Ou seja, os recursos online como a Comunidade, o Lobby aberto, a Partida rápida e os Eventos Sazonais não estão mais disponíveis. Entretanto, para os caçadores de troféus, uma boa notícia: ainda é possível conquistar o troféu de platina, pois o jogo não possui troféus online! :)
Gran Turismo 6
PS3
Desenvolvido por: Polyphony Digital
Publicado por: Sony Computer Entertainment
Data de Lançamento: 2013
Gênero: Corrida (Simulação)
Finalizado em: 6 de Outubro de 2015